2 de setembro de 2007

Especial


Enchi os pulmões e respirei fundo. Fechei os olhos e senti-me feliz.
Hoje respirei felicidade!


“Lembraste da Patrícia, Matilde?” perguntou a mãe à pequena. E continuou: “A Patrícia esteve connosco em Mação e brincou contigo na água.”
E a Matilde apenas sorriu. (A timidez muito atrapalha estas tentativas de comunicação!)
Comecei a brincar com ela e a menina só se ria! Deixei-a estar. Não se lembrava de mim.
Até que oiço uma voz a dizer muito baixinho “Podes me dar a mão?”. E eu sorri! “Obvio que sim!”
A Matilde pegou na minha mão e fez-me correr até às outras crianças. Queria sempre segui-las. Apesar de ser a mais novinha queria fazer sempre parte das brincadeiras!
Gosto tanto daquela pequena! Passei de estranha a amiga inseparável. =D

Sem me aperceber já não cuidava apenas da Matilde! Tinha 6 ou 7 crianças à minha volta a dizer: “Posso andar contigo no caldeirão?”, “Andas comigo nos carrinhos de choque?”, “Vamos para os insufláveis Patrícia!”.

Oh! Fiquei enjoada com tanto rodopio nos caldeirões, já não aguentava o coche dos carrosséis *, tirei imensas photos, ri muito, levei varias pisadelas e puxões (!) e corri de um lado para o outro.

O sorriso da pequenada é contagiante. E a euforia é constante. Ora querem andar no carrossel, ora nos caldeirões ou nos carrinhos de choque! Apenas param para beber um copinho de sumo e comer qualquer coisita. Depois de recuperarem energia é sempre a andar (ou a correr!).

As crianças são uma das melhores coisas do Mundo! =)

BeiJaO! para a Joaninha, Maria, Mariana, Bernardo, Miguel, Catarina, Tomás, Matilde e Rodrigo. =D


“É bom crescer com os pés na Terra e com a cabeça na Lua.
Com projectos e com sonhos.
Com assombro e com encantamento.
Com a vista na ponta dos dedos, descobrindo
os intestinos das coisas,
e perguntando «porquê?» (muito para além da idade dos porquês).
É bom ser pequeno e grande, mas ser criança (por dentro) para sempre.”

Eduardo Sá em "Crianças para sempre" (2006)


* [pois! Não podia andar nos cavalinhos :( Como disse a Joaninha: “Como ela já é grande tem que ter cuidado com a saia.”]

Um comentário:

Pedro disse...

Ora cá estou eu de novo. Resolvi escolher esta entrada pelo seu título, pois queria contar uma coisa que hoje aconteceu e que realmente foi especial..
Ontem a menina Patrícia vem m dizer que hoje a previsão era de chuva, tinha visto ela num site todo pimpas e cheio de bonecada =) Ora então não é que durante o dia todo teve um sol do caraças! Calor de suar em bica e de molhar as costas todas da camisa. pfff!! Todo lampeiro resolvo mandar uma sms à cabeluda (pati) pra picar com o seu falhanço total na previsão metereológica, pensava eu que ela não se dava nada com coisas do tempo, enfim, não era uma daquelas "meninas do tempo" a seguir ao telejornal. Ora ao princípio da noite o S.Pedro barrigudo lá em cima resolve chatear-me o juízo e fazer o favorzito À cabeluda =) Agora pensam vocês: "que caraças tem isto de especial". Bom, na verdade nada de mais até agora, mas tenham calma que aí vem =) Ao fim da tarde começa a por se assim um céu amarelo alaranjado muito calminho, o vento abrandou e parecia que o tempo andava mais devagar no relógio. Foi escurecendo, levantando vento, e a pouco e pouco começavam se a ver ao longe no céu grandes feixes de luz a rasgar o céu, fios de luz cheios de contornos iluminavam o céu nublado, mas nada se ouvia. De repente grande pingo na minha mão, olhei para cima e vem outro na testa, daqueles que são do tamanho de moedas de dois euros. Eram fresquinhos =) Meti me no carro pra ir à mnha vida e começa a dar uma música bem linda que não consegui decorar nem tentei memorizar, apenas a ouvi e aproveitei. COmbinava mesmo bem.. abri a janela e dei a de ouvir À chuva que agradada vinha de tempo a tempo espreitar e me refrescava o braço e a cara. Confesso que sorri nestes momentos.. sabia mesmo bem,pus a musica mais alto e aproveitei ao máximo. Parei o carro sabe-se lá aonde, deixei a música a tocar e pus me cá fora a receber satisfeito a prendinha do barrigudo lá de cima, soube pela vida digo vos já! Foi um momento, ou conjunto deles, muito especial, agradável, daqueles que nos faz sentir em paz e com orgulho de estar cá pra os presenciar. Tal como todos os momentos que passemos perto de uma criança! Se pararmos e olharmos para uma criança em qualquer situação, identificamos um ou outro trejeito ou comportamento que também tivémos nós próprios. GOsto disso, ponho me a observar as suas brincadeiras e sinto me mais pequeno logo. Sabe bem brincar não é? O formalismo do dia a dia e preconceito da sociedade quebra o nosso impeto mais rebelde que nos diz para nos divertirmos com qualquer coisa que nos apeteça. MEsmo que seja saltar para uma possa de água ou um monte de folhas, ou jogar á apanhada, qualquer coisa! Momentos destes tornam a vida mais...mais... mais apetitosa, mais feliz. Pelo menos no meu caso =)