16 de setembro de 2008

Os Pescadores (II)


Perguntam-me muitas vezes o que vejo no areal e no mar. Admiram-se como posso ir e estar naquele lugar sozinha...

Vejo o mesmo velho pescador dia após dia. O homem do tractor também me conhece. Os pescadores voltam a entrar no mar. Sempre com a ajuda do tractor. Os surfistas de prancha na mão. Segundos depois deslizam nas ondas. Do meu lado direito forma-se sempre uma lagoa onde outrora as crianças brincavam, agora as gaivotas nadam. A casa verde fica quase sempre nas minhas costas, enquanto rapazes jogam à bola do meu lado direito. O comboio continua a trazer e a levar pessoas. As construções na praia continuam a fazer-se. Ocasionalmente passam pessoas a fazer a sua ginástica diária. Eu durmito a minha sesta. Levanto-me e molho os pes e as pernas. Ponho as mãos na água e passo-as pela cara. O cabelo voa ao sabor do vento. Hoje faz mais frio. Gaivotas em terra, tempestade no mar. Preparam-se mais dois barcos para entrar no mar. A manobra é sempre igual. O tractor arrasta o barco até à rebentação - o que o obriga também a entrar no mar - e os pescadores seguem-no como se se tratasse de uma procissão. Pergunto-me daqui a quanto tempo regressam. As gaivotas mudaram de sítio. A agitação incomodou-as. Faz cada vez mais frio, o lenço pouco protege e o vestido é curto. As nuvens tapam o sol. São 16h30. Gaivotas no céu. Alguém as espevitou. Talvez o cão que agora brinca efusivamente com um pescador. Bem, arrumo a pena da gaivota e a concha enorme que encontrei. Quinta feira, sem duvida alguma, trago casaco.
(como habitualmente, no caminho até à paragem de autocarro vejo gatinhos e o cão branco)


Um comentário:

Rute disse...

Que descrição boa! =D

Estou a ver que és cá das minhas! Também eu adoooro a praia e não me importo de ir sozinha.
Gosto muito de observar a vida que ali se desenrola. Gosto principalmente de ir ao fim da tarde e voltar já de noite. Sentindo algum frio e enfiando-me no carro que teve a apanhar calor e está quentinho. :)

O pôr-do-sol na caparica é lindíssimo. Tem umas cores fantásticas que não se veem em todo o lado.

Ok, fiquei com vontade de ir a seguir ao trabalho molhar os pés :p